segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Muitas coisas aconteceram nos anos 80...

A febre do bem estar físico invadindo as academias iniciou-se nos anos 80 tendo como marco a atriz Jane Fonda ao lançar o seu primeiro vídeo da série "Workout". Nascia assim o embrião da ginástica aeróbica com movimentos ainda suaves originados na dança.


A tendência de roupas e estilo de mulher poderosa e exuberante, que se preocupa com a saúde, bem estar e se prepara para o futuro era muito presente nessa época, e é fonte de algumas coleções de estilistas atuais, como Dudu Bertolini e Rita Camparato da Neon, com o mote “Calçadão Urbano” exigindo das mulheres muita energia para ficar com a cara da estação.


Macacões super volumosos, plissados e até um justíssimos com cara de workout dos anos oitenta são o hit da temporada. As calças de cintura alta muito presentes também na década nem tão distante assim, voltam com tudo também nas túnicas e provocam as mulheres a debocharem de si mesmas e provar que o mais importante na moda é confiar no seu próprio estilo e não ter medo de ousar.


Esse resgate também acontece no cinema brasileiro, e estilistas estão sendo procurados para assinarem os figurinos de filmes de grande diretores do cinema nacional.

O longa metragem “Á Deriva” de Heitor Dália ( mesmo de o Cheiro do Ralo) conta com grande elenco, e figurino assinado por nada mais nada menos que , Alexandre Herchcovitch, que de acordo com ele , usou memórias das roupas e marcas da adolescência para compor o figurino e acredita que por ser estilista teve o olhar mais apurado para não cometer os excessos da época e conhecer o lado ‘calmo’ dos anos 80.


E para dar muita alegria ao momento nostálgico, uma dica de som da época!






Texto: Marcelle Dardene


Nenhum comentário: